segunda-feira, 2 de abril de 2018

Quando você olha pra trás, você sorri ou se arrepende?



Quando bebê, não temos noção do que é bom ou ruim de: vestir, comer, calçar... muito menos temos vergonha por nos encontrarmos de calcinha/cueca por ai.
Os meses vão passando e de tanto ouvir os pais pedindo: "fala mamãe, fala papai." Somos "forçados", "obrigados" a aprender a se comunicar.
Com 1 ano ou mais, após   tanto tombo, depois de tanto se ralar, chorar, aprendemos a manter o equilíbrio.
Vamos crescendo e a mãe e/ou pai vão percebendo que o tempo passa voando, e então você já está se tornando no "ABC". Tudo vai sendo acompanhado por "flash", "click", porque no fundo sabemos que essas memórias se perdem. Mas, as fotos se mantém.
No fundamental a pergunta que mais martela nossa mente é: "O que você quer ser quando crescer?", de tanto você assistir, a única coisa que você quer ser é um super herói  ou uma super heroína, com super poderes. Percebemos que a pergunta é séria, quando entendemos que o mundo é medido pelo tanto que você recebe, pela profissão que exerce  e o sucesso que se faz.
É comum sonhar em ter um bom carro, uma moto, uma boa casa, ter bastante dinheiro guardado no banco, viajar para qualquer lugar, ter instabilidade social, econômica e sentimental.
O tempo passa e você aprende que letra se mistura com número, que os portugueses não são os mocinhos, vemos que pessoas morriam jovens. Mas, deixavam seu legado e suas teses, que mais uma vez, somos "forçados" a aprender.
O crescimento gera uma visão diferente das coisas, e então você se apaixona, sofre, chora, sorri, pula, grita, fica frio, fica quente, aprende, erra, mente, perde pessoas, ganha novas amizades, encontra amores... E sabe que o melhor está por vir.
Com o caráter já formado, sabemos o que queremos vestir, comer, calçar, estudar, em que se formar. 

Você entende que o mundo e o mercado de trabalho é uma competição e nem sempre é justo (ou quase nunca é).
Nós quando crianças sonhos em crescer e ser adultos, quando adultos nos arrependemos de não poder voltar ao passado e fazer tudo diferente.
"A criança cheia de sonhos e projetos. Teria orgulho do adulto(a) que é hoje?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário